A Revista
POLÍTICAS EDITORIAIS
Foco e Escopo
A Revista Práxis e Hegemonia Popular, publicada pela International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil), tem por finalidade reunir e divulgar pesquisas e outras contribuições com foco no pensamento gramsciano. Busca incorporar pesquisas e contribuições das expressões gramscianas de todo o território nacional e no âmbito internacional, contemplando a diversidade e complexidade do pensamento deste autor. Busca também suscitar o debate e as reflexões sobre a realidade política, social e histórica atual inspirada no pensamento gramsciano. A IGS-Brasil busca também proporcionar aos autores, avaliadores, corpo editorial e editores, um ambiente que envolva o conhecimento, a diversidade científica e acadêmica, a internacionalização, proporcionando uma difusão científica de impacto e discussão com a sociedade.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
As contribuições que se adequarem ao escopo e aos padrões editoriais da revista serão encaminhadas para os avaliadores na forma blind peer review para apreciação do mérito quanto a qualidade e pertinência da publicação. Os avaliadores poderão indicar a publicação com ou sem modificações, bem como julgar a pertinência da contribuição à revista. Em havendo discordância substantiva entre os pareceres, a contribuição será encaminhada para um terceiro parecerista. A seleção das proposições para a publicação considerará a natureza da contribuição para o campo do conhecimento e do pensamento gramsciano, conforme a linha editorial da revista, a originalidade, a consistência, o rigor teórico-metodológico dado ao tema e a adequada linguagem e correções do texto.Também serão considerados os aspectos éticos.
A revista tem as seguintes opções de avaliação:
● Aceitar integralmente
● Aceitar com revisões
● Reformular e reapresentar
● Recusar
PERIODICIDADE
Periódico científico semestral
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo permitindo assim uma maior democratização e intercâmbio de conhecimento. Os nomes e endereços de e-mails neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
ESTRATO QUALIS-CAPES
Online
Área: Filosofia Qualis B4
Área: sociologia Qualis B4
Área: Educação Qualis B5
Fonte: Sucupira (Qualis, 2017)
CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO
Práxis e Hegemonia Popular/ International Gramsci Society. Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n. 1, jan./jun. (2016-). Periodicidade semestral, ISSN - 2526-1843. 1. Sociologia - Periódicos. I. International Gramsci Society/IGS/BR
TAXAS PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS E OUTRAS PROPOSTAS
Não há taxa de qualquer natureza ao usuário para proposições e edição na Revista Práxis e Hegemonia Popular.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E CONDUTAS DE BOAS PRÁTICAS
A Revista Práxis e Hegemonia Popular, publicada pela International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil), busca cumprir as boas práticas de conduta adequadas à editoração científica de periódicos. A prevenção da negligência é de responsabilidade da equipe editorial, evitando ações e atitudes antiéticas.
Para maior garantia e segurança contaremos com o programa antiplágio CopySpider. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.
POLÍTICA DE SUBMISSÃO/ PUBLICAÇÃO DE PROPOSTAS
Em busca da ampliação e diversificação dos participantes nas edições, a revista prevê um intervalo de 12 meses para os autores e/ou coautores, entre uma edição subsequente e a posterior. A exceção se aplicará somente nos casos de autores e/ou coautores convidados.
SUBMISSÃO ONLINE
- Submissão online
- Condições de submissão
- Diretrizes para autores
- Declaração de direitos autorais
- Política de privacidade
SEÇÕES
A revista está organizada em cinco seções:
- Dossiê temático - reúne conjuntos de artigos e/ou ensaios que abordam uma temática específica, concebidos a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos editores. O interesse dessa seção é oferecer aos autores e leitores a possibilidade de abordar um tema ou questão em maior profundidade, a partir de ângulos de análise diferentes, originais e relevantes.
- Artigos - reúne artigos e ensaios bibliográficos que apresentem resultados e/ou reflexões originais e relevantes para a área.
- Entrevistas – reúne informações sobre autores, personalidades, lideranças populares relevantes para a área do conhecimento.
- Relatos de Experiências – reúne um conjunto de experiências científicas e vivenciais que contribuem para o escopo e área do conhecimento da revista.
- Resenhas - reúne resenhas de livros publicados há, no máximo, dois anos no Brasil ou em outros países.
CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO
Para que a proposição seja aceita, o primeiro passo consiste em verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. Os autores e/ou coautores deverão excluir seu nome ou qualquer referência a ele de todo o corpo do texto a ser submetido, substituindo-o por “Autor”.
✔ A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
✔ O artigo contém ao menos um dos membros com título de Doutor.
✔ O número máximo de três autores em um artigo. A exceção é aberta para pesquisas que ultrapassem esse número, mediante justificativa aos editores.
✔ Todos os autores e/ou coautores devem ter cadastro no ORCID (https://orcid.org)
✔ O arquivo deve ser submetido em extensão .DOC em folha formato A4.
✔ O artigo deve ter a extensão máxima de 45 mil caracteres com espaços (incluindo referências).
✔ Margem superior e esquerda de 3 cm; margem inferior e direita de 2,5 cm.
✔ O arquivo deve conter obrigatoriamente: título, resumos, palavras- chave, corpo do texto e referências.
✔ Palavras em língua estrangeira devem ser grafadas em itálico.
✔ Título e subtítulo do texto: Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas 1,15.
✔ Título, subtítulo e resumo devem ser redigidos em português, inglês e
espanhol ou italiano.
As submissões que não estiverem de acordo com as normas acima serão
devolvidas aos autores.
DIRETRIZES PARA AUTORES
- A Revista Práxis e Hegemonia Popular tem objetivo de publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam temáticas a partir da perspectiva do pensamento gramsciano. Também compõe o escopo da revista a publicação de entrevista, relato de experiência e resenha de autores nacionais ou estrangeiros.
- A Revista recebe para publicação artigos escritos em português, inglês e espanhol e italiano, de acordo com as normas ortográficas e gramaticais da língua na qual foi redigida.
- Os conceitos e posicionamentos expressos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) não refletindo, necessariamente, a posição da Comissão Editorial. Da mesma forma, o tratamento ético das pesquisas nas quais baseiam-se os textos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).
- Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- A Revista define o interstício de 12 meses entre uma publicação e subsequente para autores e/ou coautores. Se forem propostos dois trabalhos para avaliação de mesmos autores e/ou coautores, o segundo será analisado somente a partir do prazo do interstício. A exceção se aplicará somente para os autores e/ou coautores convidados.
- Após a submissão online não será permitido qualquer modificação nos nomes de autores e/ ou coautores.
- O envio de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo não foi enviado para outro periódico.
- Além do envio do texto, são necessárias postagens de dois arquivos anexos contendo um minicurrículo dos autores (nome completo, instituição, área de pesquisa/conhecimento preponderante, endereço postal e de e-mail) e arquivo com a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais devidamente preenchida e assinada.
- As propostas de dossiês devem ser enviadas para a comissão editorial pelo e-mail (cezardm67@gmail.com) pelos organizadores (no máximo dois). Deverá conter de 7 a 11 artigos contemplando a diversidade de autores por instituição e de ao menos duas regiões geográficas do país. Os autores de uma mesma instituição não podem ultrapassar 30% do total de artigos propostos. É obrigatória a apresentação de ao menos dois artigos estrangeiros. A proposta deve conter: título do dossiê, uma justificativa e apresentação demonstrando o caráter inédito das contribuições e a relevância da mesma para o campo do conhecimento gramsciano; trazer os dados dos autores e/ou coautores com afiliações institucionais; títulos dos artigos. A Comissão Editorial fará a análise e em sendo aceita, solicitará que sejam realizadas as submissões online e as avaliações blind peer review. A equipe editorial somente encaminhará para edição final os artigos aprovados pelos avaliadores. O organizador acompanhará o processo de edição constituindo as mediações necessárias entre a comissão editorial e os autores.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO, ENTREVISTAS E RELATO DE EXPERIÊNCIA
Os originais deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados em processador de texto Word for Windows, em fonte times new roman, tamanho 12, espaço 1,15, em folha formato A4. O volume de texto do artigo, incluindo resumos, notas e referências, não deverá ultrapassar o limite de 45 mil caracteres com espaço (incluindo referências).
No preparo do original, deverá ser observada a seguinte estrutura:
- Título e subtítulo do artigo em caixa alta, letra tamanho 14, espaço 1,15, em negrito (até duas linhas);
- Resumo e palavras-chave: o resumo não deve ultrapassar 1.000 caracteres considerando espaços. As palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no máximo cinco, separadas por ponto (.). Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
- Título em inglês, abstract e keywords;
- Título em espanhol, resumén e palabras clave ou Título em italiano, riassunto e parole chiave;
- Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral. Se for o caso substituir por “Autor”;
- Tabelas e figuras - as tabelas deverão ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram incluídas no texto e encabeçadas por seu título. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) serão consideradas figuras. Recomenda-se que estes elementos sejam produzidos em preto e branco, em tamanho máximo de 14 x 21 cm (padrão da revista), apresentando, sempre que possível, qualidade de resolução (a partir de 200 dpis) para sua reprodução direta;
- Referências - Devem obedecer a NBR-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor;
- Notas de rodapé - quando existirem, devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do artigo em letra tamanha 10. A identificação das referências no corpo do trabalho deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Ex.: (OLIVEIRA, 2009, p. 176);
- Entrevista – podem ser enviadas em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou italiana. Devem ser intituladas e formatado nas mesmas de artigos, conter uma breve introdução informando dados sobre o/a entrevistado/a, sobre natureza da entrevista e sua contribuição para o campo do conhecimento e da revista, os eixos principais desenvolvidos e os dados do entrevistador ou da equipe entrevistadora. O corpo da entrevista deve compreender as questões e as respostas, com destaque em negrito para as questões. O tamanho terá o limite de cinco (5) laudas escritas na mesma formatação do artigo;
- Relato de experiência - pode ser enviado em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou italiana. Deve ser intitulado e formatado nas mesmas regras de artigos, conter uma breve introdução apresentando os dados da pesquisa e suas contribuições (relevância/justificativa, objetivo/s, metodologia, tratamento analítico, principais eixos e conclusões), corpo do texto e resultado da pesquisa. O tamanho terá o limite de sete (6) laudas;
- Resenha – é uma contribuição crítica sobre uma publicação de livros ou outras publicações científicas de relevância na área de conhecimento para o escopo da revista. A resenha, além de trazer uma compreensão geral da publicação, deve incorporar a análise crítica e demonstrar a importância da mesma para a área do conhecimento. Deve ter título, autor e/ou coautor, apresentação da publicação contendo dados da publicação (autoria, título, editora, local, ano, total de páginas e ISBN) no limite de quatro (4) laudas, na formatação de artigos.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os dados pessoais dos autores e quaisquer dados sobre a publicação ficarão sob os cuidados da revista em função do processo editorial, não sendo divulgados para outras finalidades e/ou terceiros. Todas as informação relacionadas à revista estão sob proteção de software antiplágio (COPYSPIDER).
TEMPO DE PUBLICAÇÃO
As proposições à Revista Práxis e Hegemonia Popular terão no máximo o tempo de 4 meses para serem avaliadas e comunicadas ao/s proponente/s.