Car@s,

Encontram-se disponíveis no 1º número da revista eletrônica Práxis e hegemonia popular da IGS/Brasil os textos que nos foram enviados de boa parte dos integrantes das mesas redondas do Seminário Crise orgânica e luta de classes, realizado na Universidade Federal Fluminense nos dias 31/05 e 01/06 pp. Como dizíamos no boletim de maio passado, este evento, comemorativo do 1º ano de criação da IGS/Brasil, de caráter local acabou assumindo uma configuração mais ampliada de modo a expressar análises de alguns nossos associados sobre a grave “crise orgânica” que assola o Brasil.

Neste 1º número, amadurecido coletivamente durante o seminário, além das palestras proferidas, colocamos os artigos de dois sócios que versam sobre a temática e uma primeira análise do “Mapa bibliográfico de Gramsci no Brasil”, construído por um coletivo de pesquisadores/as do NuFiPE e do GGramsci. Também o resultado completo desse trabalho está sendo posto à disposição no site e espera comentários e complementação dos sócios da IGS/Brasil.

Estamos trabalhando para que, em breve, a revista venha a ter o próprio ISSN e ser regularmente indexada. Enquanto isso, achamos conveniente não esperar mais tempo para divulgar o material disponível e entrarmos no debate que se trava no país sobre a delicada situação política que veio a se instalar.

Como é possível observar, trata-se de um primeiro ensaio, organizado como nos foi possível em tempos curtos e sujeito a mudanças e melhorias. Esperamos que a revista venha progressivamente a se tornar mais estruturada e robusta com o envolvimento de todos os sócios. Desnecessário dizer quanto importante é esse veículo, não só para a aglutinação e o protagonismo da IGS/Brasil, mas, acima de tudo, para contribuir na “reforma intelectual e moral” e na construção da hegemonia da democracia popular.

Um abraço cordial.


Os Editores


Busca IGS Brasil

Destaques IGS Brasil

II Reunião da IG

O Presidente da IGS/Brasil - Giovanni Semeraro - convoca todos os sócios e sócias para a II Reunião da IGS/Brasil que se realizará em Campinas.

Saiba Mais

Colóquio Gramsci

Colóquio Internacional Antonio Gramsci será realizado de 22 a 25 de agosto no IFCH/Unicamp. Inscrições de trabalhos abertas.

Saiba Mais